O QUE É ROUTER CNC?

Uma Router de controle numérico computadorizado (CNC – Computer Numerical Control) é uma máquina que teve sua origem nos Estados Unidos, fabricada de modo artesanal, sendo que várias delas eram fabricadas com estruturas de madeiras ou compósitos. Nos Estados Unidos as tupias manuais são conhecidas como Routers, o que inicialmente originou o nome. Pois para fabricar uma máquina CNC de maneira barata, utilizam-se o computador controlando uma tupia (que era utilizada como motor principal). Desde então as Routers sofreram grandes avanços e grandes fabricantes passaram a fabricar a router de maneira industrial. As melhores marcas utilizam, estruturas de ferro fundido, guias lineares de esferas recirculantes, fusos de esferas ou cremalheiras helicoidais. As tupias, também foram substituídas por motores sem escovas de alta potência e alto desempenho, até mesmo com trocas automáticas de ferramentas e antes onde usavam-se notebooks, utilizam-se computadores industriais ou comando CNC industrial.

A Router CNC é uma ótima máquina para trabalhar, com madeiras, derivados da madeira, plásticos, acrílicos, espumas, alumínios, cobres e outros mais materiais.

 

QUAIS SEGMENTOS SÃO ÓTIMOS PARA ROUTERS?

Routers CNC, possibilitam uma peça ou produto virtual, tornar-se uma peça ou produto físico. O desenho virtual necessita ser programado de forma simples antes de ser transferido para a máquina, a transferência do arquivo é feita de maneira rápida através de um pendrive. Substituindo com muitas vantagens processos que são realizados manualmente, em fresas convencionais, tupias, furadeiras, esquadrejadeiras, seccionadoras, serras e outras diversas operações, estes podem ser realizados numa única máquina Router CNC.

Suas principais operações são nos seguintes segmentos: Artefatos de Acrílicos, Artesanato, Cenografia, Comunicação Visual, Escolas Técnicas, Fabricantes de Carimbos Industriais, Fabricantes de Estofados, Fabricantes de Tábuas para churrasco, Faculdades, Industrias Aeroespacial, Industria de Brindes, Industria de Brinquedos, Industria de Plásticos, Industria Moveleira, Industria Naval, Loja de Marcenaria, Marcenaria, Modelação, Prototipagem e entre outros aqui não citados.

 

QUAL A DIFERENÇA DE UMA ROUTER PARA UMA FRESADORA?

Uma Router CNC é muito semelhante em conceito a uma fresadora ou até mesmo um centro de usinagem, as maiores diferenças são os tipos de materiais em que irão trabalhar. Muitas fontes de informações divulgam erroneamente que a diferença de uma Router para uma Fresadora é o modelo visual de sua estrutura, mas não é. É que convencionalmente as routers são portal (gantry) e fresadoras são estruturas tipo C, mas isso não é regra, pois existem diversas fresadoras e centros de usinagem modelo portal (gantry), assim como também existem routers modelo C, ou até mesmo H. Então a maior diferença é o tipo de material que será usinado, assim para poder adquirir a máquina certa para a sua aplicação é necessário saber o que se pretende usinar com esta máquina, pois guias lineares de rolo que são utilizadas em centros de usinagem, não podem trabalhar com madeiras, porque a serragem acaba retirando a lubrificação das guias que necessitam trabalhar lubrificadas. Sendo assim, já podemos imaginar que as guias lineares dos grandes fabricantes de Routers, são guias especiais e auto lubrificantes, para que possam trabalhar com serragem sem problema algum. O torque dos motores principais e a rotação também são fatores chaves, pois para usinagem de aço é necessário rotações mais baixas e torques mais altos, para usinagem de madeira, materiais macios e até mesmo alumínio, necessitam-se de rotações mais altas e não é necessário tanto torque como para usinagem de aço. Sendo assim, desconfie de quem diz que a única diferença entre uma e outra é o modelo visual da estrutura. Provavelmente esta pessoa não é especialista na área de CNC.

About The Author

admin

No Comments

Leave a Reply